ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Comunicado a população de São Domingos e regiãoComunicado a população de São Domingos e região

Publicado em 08/05/2019, Por Assessoria de Imprensa

Diante da confirmação de um caso de Raiva em um gato o distrito de Santa Gema, no município de São Domingos do Sul, os responsáveis pela Secretaria da Saúde do município esclarecem as seguintes questões sobre a doença para a população:

Entendendo a Raiva

A raiva é uma doença infecciosa que acomete somente mamíferos (cães, gatos, bovino, equinos, homem, raposa, macacos, morcegos...). É uma das doenças mais antigas e ainda hoje é considerada altamente letal. A doença é transmitida para o ser humano através da inoculação do vírus presente na saliva e secreções de animais infectados.

Cuidados que devemos ter:  Quando em contato com a saliva de qualquer mamífero (cão, gato, bovinos, macacos...) deve-se lavar bem o local da agressão com água e sabão;  Não conhecendo o animal, não provocar reações do mesmo;   Procurar uma Unidade Básica de Saúde para atendimento e avaliação, onde será verificado as condutas necessárias;   Quando cão ou gato observar por 10 dias;   Nunca sacrificar o animal;   Irão transmitir a doença os mamíferos que são portadores do vírus;

No caso específico do gato positivo para raiva no município de São Domingos do Sul:

O diagnóstico de positivo para raiva foi graças a procura rápida de assistência do paciente e a coleta de material para envio ao laboratório de referência. As medidas de conduta foram devidamente tomadas com vacinação e soro na pessoa agredida.  Ainda não foi efetuado o isolamento do tipo de vírus causador da morte do gato em questão. Quando comprovado laboratorialmente caso de raiva em animais, é realizado bloqueio vacinal em determinada área para imunizar os animais, protegendo assim os mesmos e os seres humanos. O bloqueio vacinal já foi realizado no distrito de Santa Gema assim que o caso foi confirmado. É recomendado vacinação de cães, gatos, bovinos, equinos. Hoje não são mais realizadas campanhas vacinais. A vacinação dos animais é de responsabilidade dos proprietários. Quando o animal tiver comportamento estranho como dificuldade de se locomover, não se alimenta, tem salivação abundante, deve-se chamar um médico veterinário, e se a pessoa for agredida pelo mesmo, deve lavar com água e sabão o local da lesão e procurar assistência médica.  A Secretaria da Saúde de São Domingos do Sul, se coloca à disposição, através de seus profissionais para esclarecer eventuais dúvidas envolvendo a doença para os moradores do município e região.



Compartilhar: FACEBOOK