ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE ALERTA PARA CUIDADOS COM O MOSQUITO AEDES AEGYPTIVIGILÂNCIA EM SAÚDE DE ALERTA PARA CUIDADOS COM O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Publicado em 17/10/2018, Por Assessoria de Imprensa

A Vigilância em Saúde de São Domingos do Sul, solicita a população do município para que redobre a atenção quanto aos cuidados com possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A equipe da Secretaria da Saúde do município está realizando nos últimos dias, o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), em busca de possíveis pontos de criação do inseto que é responsável pela transmissão de inúmeras doenças, entre elas a Dengue, a Febre de Chikungunya e a Zika.

Em vistoria em residências, terrenos baldios e vias públicas os agentes de saúde do município encontraram inúmeros locais com água armazenada e propícios para a criação do mosquito. Para o agente de endemias Cleber Tichz “ a prevenção é a melhor forma de se evitar possíveis problemas à saúde da população”. O município de São Domingos do Sul já é considerado infestado pelo Aedes Aegypti desde o ano de 2017 o que acende o sinal de alerta e aumenta a chance de problemas às pessoas. Ainda segundo Cléber “com o advento do verão a situação tende a se agravar, haja visto que o clima se torna mais favorável ao desenvolvimento do mosquito. Por isso a orientação aos munícipes para que façam sua parte, cuidando de suas residências e dos locais que frequentam, mantendo os mesmos limpos e livres de focos de proliferação”. Os agentes de saúde do município ainda fazem um apelo à população para que tenha cuidado nos cemitérios com o advento do período de Finados. Nessa época é comum as pessoas homenagearem seus entes queridos falecidos com coroas e flores, no entanto é importante que as mesmas sejam acondicionados de modo a não propiciar o acúmulo de água.

Os profissionais da Saúde de São Domingos do Sul salientam ainda, que somente com o auxílio e colaboração de todos no dia-a-dia é que a batalha contra o mosquito será vencida.



Compartilhar: FACEBOOK