Diante da confirmação de um caso de Raiva em um gato o distrito de Santa Gema, no município de São Domingos do Sul, os responsáveis pela Secretaria da Saúde do município esclarecem as seguintes questões sobre a doença para a população: Entendendo a Raiva A raiva é uma doença infecciosa que acomete somente mamíferos (cães, gatos, bovino, equinos, homem, raposa, macacos, morcegos...). É uma das doenças mais antigas e ainda hoje é considerada altamente letal. A doença é transmitida para o ser humano através da inoculação do vírus presente na saliva e secreções de animais infectados. Cuidados que devemos ter:
Quando em contato com a saliva de qualquer mamífero (cão, gato, bovinos, macacos...) deve-se lavar bem o local da agressão com água e sabão;
Não conhecendo o animal, não provocar reações do mesmo;
Procurar uma Unidade Básica de Saúde para atendimento e avaliação, onde será verificado as condutas necessárias;
Quando cão ou gato observar por 10 dias;
Nunca sacrificar o animal;
Irão transmitir a doença os mamíferos que são portadores do vírus; No caso específico do gato positivo para raiva no município de São Domingos do Sul: O diagnóstico de positivo para raiva foi graças a procura rápida de assistência do paciente e a coleta de material para envio ao laboratório de referência. As medidas de conduta foram devidamente tomadas com vacinação e soro na pessoa agredida.
Ainda não foi efetuado o isolamento do tipo de vírus causador da morte do gato em questão.
Quando comprovado laboratorialmente caso de raiva em animais, é realizado bloqueio vacinal em determinada área para imunizar os animais, protegendo assim os mesmos e os seres humanos. O bloqueio vacinal já foi realizado no distrito de Santa Gema assim que o caso foi confirmado.
É recomendado vacinação de cães, gatos, bovinos, equinos. Hoje não são mais realizadas campanhas vacinais. A vacinação dos animais é de responsabilidade dos proprietários.
Quando o animal tiver comportamento estranho como dificuldade de se locomover, não se alimenta, tem salivação abundante, deve-se chamar um médico veterinário, e se a pessoa for agredida pelo mesmo, deve lavar com água e sabão o local da lesão e procurar assistência médica.
A Secretaria da Saúde de São Domingos do Sul, se coloca à disposição, através de seus profissionais para esclarecer eventuais dúvidas envolvendo a doença para os moradores do município e região.