Realizada a 11º Feira Intermunicipal de Artesanato, 2ª Feira do Leite, 3 ª Ciranda Cultural e Feira de SaúdeRealizada a 11º Feira Intermunicipal de Artesanato, 2ª Feira do Leite, 3 ª Ciranda Cultural e Feira de Saúde

Publicado em 08/05/2019, Por Assessoria de Imprensa

A 11º Feira Intermunicipal de Artesanato, 2ª Feira do Leite, 3 ª Ciranda Cultural e Feira de Saúde neste ano de 2019, contou com a primeira edição da Exposição de Gado Leiteiro. Na oportunidade 14 animais da raça Holandesa pertencentes aos produtores Henrique Pandolfi, João Batista Pedretti, Marcel Karlinski, Neri Finatto, Otávio Ferro e Sandra Paludo participaram da exposição. Os animais foram divididos em três categorias sendo, terneiras de 0 a 6 meses, de 7 a 12 meses e novilhas de 13 meses a 18 meses.  Além da exposição, os animais passaram por uma avaliação que aconteceu na sexta-feira dia 03, após a palestra ministrada pelo Eng° Agrônomo Rubem Frosi com o tema: Manejo e Criação de Terneiras. Ao término da palestra, os participantes passaram a assistir a avaliação realizada pelo Veterinário Igor Flores e pelo zootecnista Daniel Kosvoski , que minuciosamente analisaram as características dos animais classificando-os em primeiro e segundo lugar de categoria, além da grande campeã da exposição. A alta qualidade genética dos animais expostos , dificultou aos avaliadores a escolha das vencedoras de cada categoria. Na categoria até 6 meses, quatro animais foram avaliados sendo que o primeiro lugar ficou para o animal 091, da propriedade de Marcel Karlinski e em segundo lugar, a 013 do rebanho do produtor João Batista Pedretti. Na categoria de 07 a 12 meses , seis animais estiveram sendo avaliados sendo que, em primeiro lugar ficou a novilha 222 de propriedade de Henrique Pandolfi, e em segundo lugar, 020 de propriedade de Sandra Paludo. Na categoria de 13 a 18 meses, a primeira colocada ficou o animal 022 de propriedade de Otávio Ferro e em segundo o animal 17106, de Marcel Karlinski.  A Grande Campeã dos animais foi escolhida entre as campeãs de cada categoria. O título ficou com a Novilha 022 de propriedade de Otávio Ferro. No sábado a exposição teve continuidade e as palestras foram realizadas realizadas no Clube União com os temas : Transtornos Metabólicos- da dieta ao leite, ministrada pelo Med. Veterinário Juliano Buchle, e a segunda palestra com o tema: Qualidade, rentabilidade e competitividade em produção de leite, conduzida pelo Dr. Wagner Beskow. Nos dois dias de palestras, mais de 600 pessoas participaram agregando conhecimento teórico e prático. A Administração Municipal juntamente com a Emater, agradece aos produtores que aceitaram o convite de expor seus animais, das empresa parceiras Domilac e Migplus, aos patrocinadores , bem como aos palestrantes e avaliadores presentes na Feira.