ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Artigo feito por acadêmicos São Dominguenses tem intuito de instruir à população a reutilizar a água das chuvas.Artigo feito por acadêmicos São Dominguenses tem intuito de instruir à população a reutilizar a água das chuvas.

Publicado em 17/05/2022, Por Assessoria de Imprensa

A irrigação por gotejamento tem sido muito utilizada na produção de hortaliças, em razão da melhor utilização dos recursos hídricos, aumentando também a quantidade e a qualidade dos produtos quando comparada a outros métodos. Por ser de fácil instalação pode ser utilizada em propriedades rurais com intuito comercial, ou em residências das cidades para consumo próprio. Este sistema pode amenizar o problema de escassez de água, mas técnicas de manejo são essenciais para garantir o desenvolvimento saudável das hortaliças, a irrigação deficitária ou em excesso podem gerar perdas de qualidade e produtividade.

Pensando nisso os acadêmicos Daniel Lorenset Paludo, Jean Eduardo Luza, Lauro Carminatti Junior e Luane Giordan Zadinello, do curso de Agronomia da faculdade CESURG Marau, com a docente Daniela Favero, desenvolveram o artigo “Irrigação via gotejamento: um método sustentável”.

Lembramos ainda que o município de São Domingos do Sul tem a Lei Municipal Mons. João Benvegnú a qual incentiva a reserva de água e a irrigação entre as atividades contempladas, segundo o secretário Samuel Castelli “é importante que as pessoas interessadas procurem a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a EMATER, visto que cada propriedade é um caso diferente e tem um sistema que se adapta melhor, evitando assim complicações”.



Compartilhar: FACEBOOK