ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Nota de pesar!Nota de pesar!

Publicado em 13/07/2022, Por Assessoria de Imprensa

O nosso município amanheceu com a notícia do falecimento de um Sãodominguense que marcou a vida de muitas pessoas, o querido Monsenhor Máximo Benvegnú.

Ele foi um exemplo de pessoa a ser seguida, filho de pequenos agricultores, deixou sua família em 1940 aos 14 anos para viver um chamado. Para um jovem naquela época não deve ter sido fácil sair de sua casa e ir rumo a lugares desconhecidos, enfrentou medos, dificuldades e saudades, tudo pelo grande propósito: aceitar ao chamado de Deus.

Sacerdote zeloso, atencioso, alegre, conselheiro, exímio músico, de profunda conexão com o Divino e de palavras sábias, que tocavam e transformavam todos que as ouviam.

Viveu por muitos anos como sacerdote e pastor em Porto Alegre, mesmo distante nunca deixou de ser um cidadão atuante em nossa comunidade, estando sempre presente nos momentos mais marcantes.

Foi um grande incentivador, apoiador e colaborador na instalação do Ginásio Escolar, sendo a primeira Escola Estadual em um distrito do estado, na emancipação de São Domingos do Sul, e em tantas outras iniciativas de progresso em nossa localidade, tendo doado entre outras coisas a primeira máquina de escrever, ferramenta de grande importância e utilidade para a época.

Ao longo de seu sacerdócio, foi muito importante na vida religiosa, era presença atuante nas Romarias Vocacionais, nas festas das comunidades e em outros momentos de relevância.

Entre suas composições musicais estão os Hinos dedicados à: Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Maria Goretti e São Domingos, além de ter colaborado com diversas obras sobre a vida do Mons. João Benvegnú.

A notícia do seu retorno em 2011 para residir na cidade natal foi motivo de muita alegria e entusiasmo. Ter sua presença convivendo em nosso meio e espalhando seu amor ao próximo, contribuiu para os avanços de nosso município. Foi um grande incentivador da cultura, da vida saudável, do cultivo da terra e principalmente da fé em Deus e ao Servo de Deus, seu tio Mons. João Benvegnú.

Para o município de São Domingos do Sul, seu legado será sempre uma força propulsora do progresso. Hoje aqui na terra perdemos a sua presença física, mas ganhamos no céu mais um grande intercessor.

Muito obrigado Mons. Máximo, Deus lhe chamou para uma missão ainda maior e você deixou para o povo seu exemplo e desejo, sempre dito para as pessoas “salute e pace”.

Neste dia o Município de São Domingos do Sul deixa registrado publicamente a sua admiração, reconhecimento e gratidão pela grande pessoa que foi o Monsenhor Máximo Benvegnú, através do decreto n° 2.174 de 13 de julho de 2022, declarando luto oficial de três dias.



Compartilhar: FACEBOOK