Publicado em 15/12/2021, Por Assessoria de Imprensa

Na última terça-feira (14/12) o Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento de São Domingos do Sul realizou sua última reunião ordinária do ano de 2021.

Na ocasião, foram tratados alguns assunto importantes relacionados ao setor rural Sãodominguense. A pauta do encontro iniciou com a análise e aprovação de um empreendimento na Lei Monsenhor João Benvegnú. A respectiva lei, tem por objetivo fomentar a diversificação do meio rural do município.

Posteriormente entre os assuntos tratados, definiu-se algumas normas em relação aos grupos de espalhadores líquidos existentes no município. A pauta seguiu com a divulgação de eventos e cursos a serem realizados nos próximos dias no município, como o curso de inseminação artificial de bovinos de leite e a palestra sobre agricultura de precisão. Ambos os eventos irão acontecer no mês de janeiro de 2022.

Também na ocasião, os conselheiros puderam debater um pouco em relação ao panorama atual da estiagem na região, que já vem ocasionando perdas ao setor primário.

Reuniões a nível de município e região e que contarão com a presença de várias entidades ligadas ao setor rural serão realizadas nos próximos dias. Os encontros terão por objetivo encontrar alternativas e ações para minimizar as perdas geradas até então pela falta de chuvas.

Nos assuntos gerais, realizou-se uma análise dos eventos voltados ao setor agropecuário e que foram realizados nos últimos meses, dando ênfase a tarde de campo ocorrida no início de dezembro na propriedade Ferro em São Valentim. O evento contou com a participação de produtores de mais de 12 municípios do estado e teve por objetivo trabalhar temas importantes como a sustentabilidade na produção de alimentos, a sucessão rural e os cuidados com o solo.

Ao término da reunião realizou-se um churrasco de confraternização entre os presentes.