ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Scola de Talian em São Domingos do SulScola de Talian em São Domingos do Sul

Publicado em 24/02/2023, Por Assessoria de Imprensa

O Projeto Cucagna Scola de Talian é uma ação da Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), juntamente com a Universidade do Centro -Oeste do Paraná (UNICENTRO). Um movimento que acontece desde 2021, buscando salvaguardar o Patrimônio Imaterial do Brasil, o Talian. As instituições promovem as aulas totalmente gratuitas, em plataforma da Universidade, com o Patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina Ltda (COOPERLATE), através da Lei de Incentivo à Cultura, Pró-Cultura.

Em 2023, o Projeto Cucagna - Scola de Talian reunirá 14 municípios do Rio Grande do Sul, cada núcleo terá o seu Coordenador, sendo a coordenadora geral Adriana Sabadini de Serafina Corrêa. Os professores que ministrarão as aulas na plataforma da UNICENTRO são Loremi Loregian- Penkal e Juvenal Dal Castel.

Com a Scola de Talian, o objetivo é ensinar, difundir, unificar a escrita, fazer com que mais pessoas possam se expressar na língua Talian, além de salvaguardar essa que é uma língua reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil desde 2014, falada por cerca de meio milhão de pessoas.

O município de São Domingos do Sul está inserido nesse Projeto Cucagna Scola de Talian, sendo um marco para a área cultural e faz parte das ações de salvaguarda da Língua trazida pela imigração italiana. A Coordenadora do Núcleo será a Professora Janaina Klanovicz Fincatto. As aulas começarão no dia 15 de Março, na Casa da Cultura Prof. Egídio Benvegnú, centro de São Domingos do Sul.

Para o Secretário de Educação e Cultura, Douglas Zabot, fazer parte da Scola de Talian é uma realização, um passo importante para o município de São Domingos do Sul, que passa a fazer parte do grupo de municípios que recebem o Projeto em sua segunda edição, com o envolvimento de mais de 400 inscritos de diversas localidades. "O que nos deixa ainda mais felizes é termos mais de 25 inscritos no município. Esse envolvimento da comunidade torna mais forte ainda a preservação da cultura, que já conta com a Língua Talian como língua co-oficial, através de Lei Municipal em São Domingos do Sul”, destaca o Secretário.



Compartilhar: FACEBOOK