São Domingos do Sul esta em fase de municipalização do ensino fundamental.São Domingos do Sul esta em fase de municipalização do ensino fundamental.

Publicado em 08/03/2023, Por Assessoria de Imprensa

Na educação há mudanças constante de legislação, que, com o passar do tempo, as esferas governamentais devem se adequar para ofertar um ensino público gratuito a toda a população.

Neste ano de 2023, o município de São Domingos do Sul, está em processo de municipalização das séries iniciais. Atualmente, com a diminuição dos alunos na escola Giovani Mognon as turmas estão sendo atendidas em formato multisseriadas, com alunos de anos diferentes na mesma sala de aula.

Após a implantação da municipalização as turmas do 1° ao 5° ano da Escola Giovani Mognon, que antes eram responsabilidade do estado passam a ser do município.

Diversas reuniões foram realizadas entre a 7° Coordenadoria de Educação, a direção das escolas e a administração pública para alinhamento dos detalhes deste momento importante de mudança. O início do atendimento será a partir do momento que o estado divulgar no Diário Oficial o acordo firmado.

Em primeiro momento o acordo ficou assim estabelecido: O estado do Rio Grande do Sul cede o espaço na Escola Estadual Giovani Mognon no período da tarde e deixa em regime transitório um professor e dois funcionários. Ao município ficou a responsabilidade de colocar os demais professores, funcionários, merenda escolar e materiais para os alunos.

No cronograma elaborado para a escola, está a divisão das turmas deixando de ser multisseriadas, atendendo cada ano separado, inclusão de disciplinas como inglês, talian, música e educação financeira na grade curricular, entre outras mudanças ainda em fase de organização.

Novas orientações estão sendo recebidas da 7 ° Coordenadoria de Educação no que diz respeito à municipalização das séries iniciais no município de São Domingos do Sul, e no que depender da administração municipal, não serão medidos esforços para que se aplique o necessário para o crescimento pessoal e intelectual de nossos alunos.